
URTIQA é um duo de música improvisada com harpa (Frederica Campos) e violoncelo (Bruna de Moura) preparados e processados. Estas duas jovens artistas movem-se entre a música clássica e a experimental, integrando diferentes projetos e explorando novas linguagens sonoras. Nesta dupla espontânea, misturam a beleza dos seus instrumentos com as texturas ásperas do ruído.
URTIQA is an improvised music duo featuring prepared and processed harp (Frederica Campos) and cello (Bruna de Moura). These two young artists move between classical and experimental music, taking part in different projects and exploring new sonic languages. In this spontaneous duo, they blend the beauty of their instruments with the rough textures of noise.
Frederica Campos - Harpa / Harp
Bruna de Moura - Violoncelo / Cello
Fotografia © Catarina Pires
Bruna de Moura, violoncelista, compositora e improvisadora, desapega-se de qualquer género musical. Maioritariamente influenciada pela fisicalidade e pelo som do seu instrumento, viaja do experimental ao clássico reafirmando a nossa herança árabe-ibérica. Após quase uma década a tocar e participar em diversas bandas e performances multidisciplinares do panorama artístico nacional, atira-se para um percurso a solo com concertos de música paisagística e onírica.
Frederica Vieira Campos, harpista e artista multidisciplinar portuense, é licenciada em harpa como bolseira pelo Royal College of Music Londres e actualmente no Mestrado em Artes e Tecnologias do Som na ESMAE Porto. Para além da música clássica, Frederica explora a improvisação e a música experimental, integrando harpa e eletrónica em colaborações e práticas multidisciplinares, incluindo dança, vídeo e arte comunitária.