No mundo globalizado, conectado e tecnológico, afetado por diferentes problemas socioculturais e ambientais, formas de opressão e relações de poder, as práticas de resistência propõem-se a questionar, e às vezes subverter, as estruturas sociais, os discursos e as práticas culturais hegemônicas. A música e as artes possuem a capacidade de aceder à subjetividade humana e promover a transformação social, de modo a fortalecer a nossa capacidade de reflexão, questionamento e engajamento frente aos desafios contemporâneos. “Sons de Resistência” propõe a reflexão sobre as práticas de resistência possíveis ao nosso alcance. Neste concerto, Luís Bittencourt aborda a criação musical através de objetos e materiais vulgares, que não são usualmente reconhecidos como instrumentos musicais (tais como um bidão metálico ou sacos plásticos) de forma a explorar novas sonoridades e repertórios. O concerto integra a obra Import/Export: Percussion Suite for Global Junk, do inglês Gabriel Prokofiev, com vídeos criados exclusivamente para o projeto pelo artista português Flávio Almeida. Com este concerto, Luís Bittencourt propõe a reflexão sobre os ideais estéticos (e, por vezes, estáticos) e dominantes que separam música e ruído, sons musicais de sons não-musicais, arte e quotidiano.
In a globalized, connected and technological world, affected by different sociocultural and environmental problems, forms of oppression and power relations, resistance practices aim to question, and sometimes subvert, social structures, discourses and hegemonic cultural practices. Music and arts have the ability to access human subjectivity and promote social transformation, strengthening our capacity for reflection, questioning and engagement in the face of contemporary challenges. "Sounds of Resistance" proposes a reflection on the possible resistance practices within our reach. In this concert, Luís Bittencourt explores musical creation through ordinary objects and materials not usually recognized as musical instruments (such as a metal drum or plastic bags) in order to explore new sounds and repertoires. The concert is part of the work Import/Export: Percussion Suite for Global Junk, by Englishman Gabriel Prokofiev, with videos created exclusively for the project by Portuguese artist Flávio Almeida. With this concert, Luís Bittencourt proposes a reflection on the aesthetic (and sometimes static) and dominant ideals that separate music from noise, musical sounds from non-musical sounds, art from everyday life.