No mundo globalizado, conectado e tecnológico, afetado por diferentes problemas socioculturais e ambientais, formas de opressão e relações de poder, as práticas de resistência propõem-se a questionar, e às vezes subverter, as estruturas sociais, os discursos e as práticas culturais hegemônicas. A música e as artes possuem a capacidade de aceder à subjetividade humana e promover a transformação social, de modo a fortalecer a nossa capacidade de reflexão, questionamento e engajamento frente aos desafios contemporâneos. “Sons de Resistência” propõe a reflexão sobre as práticas de resistência possíveis ao nosso alcance. Neste concerto, Luís Bittencourt aborda a criação musical através de objetos e materiais vulgares, que não são usualmente reconhecidos como instrumentos musicais (tais como um bidão metálico ou sacos plásticos) de forma a explorar novas sonoridades e repertórios. O concerto integra a obra Import/Export: Percussion Suite for Global Junk, do inglês Gabriel Prokofiev, com vídeos criados exclusivamente para o projeto pelo artista português Flávio Almeida. Com este concerto, Luís Bittencourt propõe a reflexão sobre os ideais estéticos (e, por vezes, estáticos) e dominantes que separam música e ruído, sons musicais de sons não-musicais, arte e cotidiano.
In a globalized, connected and technological world, affected by different sociocultural and environmental problems, forms of oppression and power relations, resistance practices aim to question, and sometimes subvert, social structures, discourses and hegemonic cultural practices. Music and arts have the ability to access human subjectivity and promote social transformation, strengthening our capacity for reflection, questioning and engagement in the face of contemporary challenges. "Sounds of Resistance" proposes a reflection on the possible resistance practices within our reach. In this concert, Luís Bittencourt explores musical creation through ordinary objects and materials not usually recognized as musical instruments (such as a metal drum or plastic bags) in order to explore new sounds and repertoires. The concert is part of the work Import/Export: Percussion Suite for Global Junk, by Englishman Gabriel Prokofiev, with videos created exclusively for the project by Portuguese artist Flávio Almeida. With this concert, Luís Bittencourt proposes a reflection on the aesthetic (and sometimes static) and dominant ideals that separate music from noise, musical sounds from non-musical sounds, art from everyday life.
Gabriel Prokofiev - Import/Export: Percussion Suite for Global Junk* (2008) - c.35 min
Voyage 1: On land
Voyage 2: Engine Multiplier
Voyage 3: Cloudburst
Voyage 4: Plastic Invasion
Voyage 5: Fanta
Voyage 6: Tropical Shores
Voyage 7: Memories of a wooden workhorse
Vídeos: Flávio Almeida
+ Luís Bittencourt - obra a anunciar
Luís Bittencourt é um artista multifacetado, reconhecido pelo seu talento enquanto músico intérprete, compositor, improvisador, artista-investigador (PhD), produtor musical e comunicador de ciência. Elogiado como “um mestre da experimentação sonora” (Revista Visão) e aclamado por atuações descritas como “uma torrente de originalidade”, Bittencourt cativa o público com um repertório diversificado que abrange obras de compositores internacionais, bem como as suas próprias composições.
Ao longo da sua carreira, Luís Bittencourt colaborou com artistas de renome como Lee Ranaldo (Sonic Youth), Jeffrey Ziegler (ex-integrante do The Kronos Quartet), Phill Niblock, Found Sound Nation, Gabriel Prokofiev, David Cossin from Bang on a Can, Jon Rose, entre outros. Estas colaborações enriqueceram o seu percurso artístico e contribuíram para a sua reputação como uma força inovadora no panorama musical contemporâneo.
“A pluralidade de sons e instrumentos apresentada por Luís Bittencourt eleva a sua arte a um grau alquímico. Os seus movimentos corporais são envernizados pelo jogo de luzes, transformando-o num xamã instantâneo, uma espécie de sumo sacerdote do som.” (Grings Memorabilia, Brasil)