
Mariana Dionísio e João Carreiro debruçam-se sobre os textos de uma missa fúnebre e propõem-se apresentar um REQUIEM num formato improvisado, despido e frágil, distanciando-se inevitavelmente da tradicional composição massiva e imponente, característica deste género. Nessa fragilidade, reforçada pela escolha de uma formação pequena e de um material aberto e permeável à exploração formal e tímbrica, procuram um comprometimento entre o temor e a beleza numa evocação em homenagem aberta.
Mariana Dionísio and João Carreiro examine the texts of a funeral mass and propose a REQUIEM in an improvised, stripped-down and fragile format. The artists inevitably distance themselves from the traditional massive and imposing composition typical of this genre. In this fragility, reinforced by the choice of a small ensemble and material that is open and permeable to formal and timbral exploration, they seek a compromise between awe and beauty in an evocation as an open homage.
Mariana Dionísio - Voz / Voice
João Carreiro - Guitarra / Guitar
Cantora, improvisadora e compositora. Tem questionado o papel da voz na tradição musical e explorado as suas possibilidades técnicas, tímbricas e formais, bem como o seu potencial poético enquanto expressão sonora da palavra. De formação clássica em piano pelo Conservatório Nacional de Lisboa, e uma licenciatura Voz-Jazz pela Escola Superior de Musica de Lisboa, Mariana insere-se sobretudo no panorama jazzístico, experimental e contemporâneo. Entre vários projetos que leva a cabo atualmente, mantém ativamente uma série de outras colaborações em duo, como LUMP com o trompetista João Almeida, TRACAPANGÃ com o baterista João Pereira, Projeto REQUIEM com o guitarrista João Carreiro, o duo de vozes ARNAUT/DIONISIO com Leonor Arnaut ou duo com a flautista Clara Saleiro. Dirige o ensemble vocal LEIDA para o qual compõe e desenvolve o seu trabalho voz-solo.
João Carreiro, guitarrista lisboeta que se move entre os terrenos do jazz, improviso e experimental, com particular foco na exploração sónica da guitarra. Recentemente editou em seu nome o álbum ‘Pequenos desastres’ (conta com Gonçalo Marques; Albert Cirera; Demian Cabaud; João Lopes Pereira) e ‘Odd objects’ - Sonic Tender Trio (com Guilherme Aguiar e João Valinho).