Um convite para conhecer Portugal a fundo

De 3 a 12 de novembro, sete localidades portuguesas servirão de palco à música contemporânea no âmbito do Space Festival. Quem acompanhar este evento estará também a desfrutar de um tipo de turismo alternativo, centrado em territórios de média e baixa densidade.

Caminha

Caminha é uma localidade situada no norte de Portugal, caracterizada pela sua localização costeira. Tem várias praias atrativas, como a Praia de Vila Praia de Âncora, que permite relaxar na areia e desfrutar do sol.

O estuário do rio Minho também está entre os nossos locais recomendados, pois possui uma grande diversidade de habitats que atraem diferentes espécies de flora e fauna. Para uma vista panorâmica do estuário, recomendamos a subida ao Miradouro do Sino dos Mouros, a apenas 15 minutos do centro de Caminha.

O centro histórico de Caminha também merece uma visita. A Igreja Matriz de Caminha e o Chafariz são os destaques deste passeio entre ruas estreitas, casas antigas e praças cuidadas. Nas proximidades encontra-se o Teatro Valadares, que possui um acolhedor interior “à italiana” e tem acolhido várias atividades do festival.

Dentro da gastronomia local, encontramos pratos de peixe fresco, como o robalo, e frutos do mar, para além da tradicional Caldeirada à Pescador. A vila alberga vários restaurantes regionais de renome para experimentar a sua culinária.

Ver mais... / see More...

Castelo de Paiva

Castelo de Paiva é uma localidade situada no norte de Portugal, e atravessada pelo rio Douro. É um sítio ideal para fazer caminhadas ao longo das margens do rio, desfrutar de piqueniques à beira da água ou simplesmente apreciar a vista.

Também conhecida pelo nome de Ilha do Castelo, a Ilha dos Amores está situada no ponto de encontro entre o rio Paiva e o Douro. Conta a lenda medieval que foi palco de um amor proibido entre um jovem lavrador e uma fidalga cuja mão foi prometida a um nobre. Atualmente, existem várias empresas que oferecem passeios de barco a este espaço natural a partir da Praia do Castelo.

No centro da vila, o Jardim do Largo do Conde de Castelo de Paiva convida aos passeantes e está rodeado de cafés locais. Fica também muito próximo do Auditório Municipal de Castelo de Paiva, onde tem decorrido vários espetáculos do Space Festival.

A visita a Castelo de Paiva é uma boa oportunidade para experimentar os vinhos do Douro, com destaque para a casta Arinto. Entre as adegas que oferecem visitas e provas está a centenária Adega da Vara, que mantém os métodos tradicionais de vinificação.

Ver mais... / see More...

Lousada

Lousada é uma localidade portuguesa situada no distrito do Porto, região Norte. Possui uma interessante oferta museológica, entre a qual destacamos o Centro de Interpretação do Românico, localizado na Praça das Pocinhas, e a Casa Museu de Vilar, situada em Vilar do Torno e Alentém, a apenas 10 minutos do centro de Lousada. Esta última dedica-se à história do cinema de animação e tem acolhido atividades no âmbito do Space Festival.

A 300 metros da a Casa Museu de Vilar, encontra-se o extenso espaço verde Mata de Vilar, com 14 hectares de floresta nativa. É possível efetuar visitas guiadas ou livres, graças aos percursos sinalizados.

Depois de um dia de visitas e caminhadas, é altura de provar os pratos típicos da região, como o Cabrito ou Anho no forno, o Cozido à Portuguesa e o Basulaque. A vila tem uma grande variedade de restaurantes onde se pode experimentar a cozinha local.

Ver mais... / see More...

Mondim de Basto

Mondim de Basto é uma localidade portuguesa no distrito de Vila Real, na região de Trás-os-Montes. O Parque Natural do Alvão é a sua atração natural mais importante e uma das principais áreas verdes protegidas do país. Dentro do parque, existem várias trilhas para caminhadas e percursos pedestres onde se pode explorar montanhas, vales, rios e cachoeiras. Talvez o percurso mais destacado seja o que conduz à cascata das Fisgas de Ermelo, onde as águas do rio Olo se “enfisgam” pelas rochas, formando uma das maiores quedas de água da Europa.

Em termos de arquitetura, os monumentos mais visitados são o Santuário de Nossa Senhora da Graça, localizado no topo do Monte Farinha, e o Castelo de Arnoia, construido entre os séculos X e XII. Ambos oferecem vistas panorâmicas privilegiadas, integrando-se na paisagem natural da região.

O centro de Mondim de Basto merece também uma visita, não só às ruas antigas, mas também aos restaurantes da vila, onde se podem degustar pratos típicos como a Feijoada à Transmontana, o Presunto de Trás-os-Montes e o Folar.

Ver mais... / see More...

Montemor-o-Velho

Pertencente ao distrito de Coimbra, Montemor-o-Velho alberga um dos castelos mais antigos de Portugal, que remonta ao século X. No interior das muralhas, situa-se a Igreja de Santa Maria da Alcáçova de estilo manuelino com três naves de cinco tramos e três capelas absidais. No interior do castelo, ainda há a Capela de Santo António e a Igreja de Santa Maria Madalena, da qual restam a porta principal ogival, a torre manuelina e a cruz de Malta por cima da porta.

Para além do seu património histórico, Montemor-o-Velho possui duas áreas naturais protegidas: o Paul do Taipal e o Paul de Arzila. Estas servem de habitat para aves endémicas como a Garça-vermelha, a Garça-pequena e a Águia-pesqueira. Existem vários pontos que permitem ao visitante observar estas espécies, incluindo um miradouro de madeira coberto, localizado na Estrada E579-2, a 500 metros do Palácio da Justiça.

Montemor-o-Velho tem também uma vasta oferta gastronómica, destacando-se doces como os Pastéis de Tentúgal, a Queijada de Pereira e as Pinhas Doces de Montemor. Vale a pena dar um salto a Tentúgal para visitar a pastelaria A Pousadinha, que ainda mantém as receitas das freiras carmelitas do Convento da Nossa Senhora da Natividade.

Ver mais... / see More...

Monção

Monção é uma vila localizada na região do Minho, no norte do país. A sua localização nas margens do rio Minho dá aos viajantes a oportunidade de fazer passeios e caminhadas com vistas sobre a Galiza.

Um exemplo disso são os Passadiços de Monção, um percurso pedonal do Alto Minho que une o centro histórico de Monção às verdejantes margens do rio Minho. Estes estendem-se ao longo da antiga muralha de Monção até ao Parque das Caldas. Este passeio é muito acessível a partir do centro da cidade, que conta com espaços culturais como o Cine-Teatro João Verde e a Galeria de Arte CTJV, integrada no Cine-Teatro.

A apenas a 7 km do centro de Monção encontram-se as Cascatas do Fojo, um monumento natural com um sistema de 350 metros de passagens que facilitam o percurso pedestre. Depois, é possível continuar para o Palácio da Brejoeira, construído no século XIX com um estilo neoclássico.

O vinho Alvarinho é um ícone regional — a adega familiar Quinta de Santiago é um excelente local para fazer uma prova. A oferta gastronómica também inclui pratos como o Cordeiro à moda de Monção, as Barriguinhas de Freira e o Arroz de Lampreia. Estes podem ser degustados nos restaurantes regionais da vila.

Ver mais... / see More...

Paredes de Coura

Paredes de Coura é uma localidade situada no Alto Minho, conhecida pelo seu ambiente natural e pelos festivais de música que acolhe. A icónica Praia fluvial do Taboão é um espaço verde ideal para realizar piqueniques ou simplesmente relaxar nas margens do rio.

O pitoresco centro histórico de Paredes de Coura, com as suas ruas estreitas e casas tradicionais, fica apenas a 15 minutos a pé da praia. A não perder é a Igreja barroca de Santa Maria em Paredes de Coura situada no topo de uma colina e rodeada por um muro de pedra e jardins, além da Capela do Espirito Santo.

Paredes de Coura caracteriza-se também pela sua natureza circundante. A Paisagem Protegida do Corno de Bico situa-se numa região montanhosa com vários percursos pedestres, incluindo a subida ao Corno de Bico, a 883 m de altitude.

Entre as especialidades gastronómicas desta aldeia encontra-se a truta do rio Coura, os enchidos e as carnes de cabrito. Vale a pena visitar os seus restaurantes e experimentar a sua gama de vinhos, entre os quais se destacam os vinhos verdes.

Ver mais... / see More...

Ponte de Lima

Ponte de Lima é uma vila situada no Vale do Lima, no Alto Minho. Diz-se que é a vila mais antiga de Portugal e, devido à sua posição estratégica, foi muralhada na época medieval. Ainda hoje é possível ver os vestígios das muralhas e torres que a protegiam e atravessar a sua emblemática Ponte Romana e Medieval.

Uma boa forma de começar a conhecer a aldeia é caminhar ao longo do rio Lima, pela Avenida dos Plátanos, na direção oeste. A avenida termina no Parque da Guia, cuja principal vegetação é o castanheiro.

A cinco quilómetros da vila de Ponte de Lima, encontram-se as Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, uma paisagem protegida com várias opções de percursos e trilhos e um observatório de aves. Os seus caminhos sinalizados e as suas plataformas de madeira tornam-no um local ideal para passeios em família.

Ponte de Lima tem vários espaços culturais, nomeadamente o Museu do Brinquedo Português e o Teatro Diogo Bernardes, que tem sido palco de vários concertos do festival. No centro histórico, é aconselhável visitar a Igreja matriz de Santa Maria dos Anjos e passear pelo Largo de Camões com vista para as fachadas oitocentistas das casas senhoriais.

Os pratos típicos da região são o Arroz de Lampreia, o Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima e o Bacalhau de Cebolada. Existe uma grande variedade de restaurantes para experimentar a gastronomia local.

Ver mais... / see More...