Vera Morais & Hristo Goleminov
Concerto
NOTA
Espetáculo inserido numa sessão com dois concertos (bilhete único):
Vera Morais e Hristo Goleminov | 21h30
Space Ensemble - Music For Short Films | 22h30
Intervalo: 15 minutos
NOTA
Espetáculo inserido numa sessão com dois concertos (bilhete único):
Vera Morais e Hristo Goleminov | 21h30
Space Ensemble - Music For Short Films | 22h30
Intervalo: 15 minutos
A música de Vera Morais (voz) e Hristo Goleminov (saxofone tenor) brota do espaço entre a poesia e a improvisação, numa ode ao quotidiano. As suas interpretações de poemas de William Carlos Williams e a sinergia das suas improvisações valeram-lhes o elogio da crítica internacional, tendo já atuado em festivais como o 12º Festival Porta-Jazz (PT), Sofia Music Weeks (BG) e Bezau Beatz (AT). Em setembro de 2022 lançaram o seu álbum de estreia, “Consider the Plums” no Carimbo Porta-Jazz.
The music of Vera Morais (voice) and Hristo Goleminov (tenor saxophone) springs from the space between poetry and improvisation, in an ode to everyday life. Their interpretations of William Carlos Williams' poems and the synergy of their improvisations have earned them the praise of international critics, having already performed in festivals such as the 12th Porta-Jazz Festival (PT), Sofia Music Weeks (BG) and Bezau Beatz (AT). In September 2022 they released their debut album, "Consider the Plums" by Carimbo Porta-Jazz.
Vera Morais - Voz / Voice
Hristo Goleminov - Saxofone tenor / Tenor saxophone
Vera Morais é uma cantora e improvisadora/compositora natural do Porto. O seu trabalho situa-se entre a música improvisada, o avant-jazz e a música contemporânea, sendo os seus principais pontos de interesse nestas músicas a permeabilidade entre composição e improvisação e as possibilidades extra-convencionais da voz a nível sónico e expressivo. Está atualmente sediada entre o Porto e Amsterdam (Países Baixos).
Apresenta-se regularmente em duo com o saxofonista Hristo Goleminov, com quem editou o álbum “Consider the Plums” (Carimbo Porta-Jazz, 2022); e com o trio Novelo Vago – um toy ensemble que co-lidera com a flautista Teresa Costa e a pianista Inês Lopes – com quem editou o álbum “Live in Porto: a protest in the form of an album” de forma independente em 2023.
Em fevereiro de 2024 estreou um novo ensemble a convite do 14o Festival Porta-Jazz, e com quem editou o álbum “é apenas um pouco tarde” (Carimbo Porta-Jazz). Encontra-se neste momento a trabalhar no álbum de estreia de EUPNEA, o seu ensemble de vozes e flautas.
É também cocriadora de dois projetos interdisciplinares: o coletivo LIÇO (com Mariana Anacleto, Teresa Costa, Beatriz Lerer Castelo e Diana Gil), e a performance “Galatea” (em colaboração com a cravista Katerina Orfanoudaki, a saxofonista Nicky Kokkoli, a cantora Maria Kritsotaki e a artista visual/ceramista Klaudia Kazmierczak).
Dirige o Queer Choir Amsterdam – uma iniciativa artística e social fundada pelxs artistas Rah Naqvi, Shreya de Souza e Mylou Oord – e é co-curadora do ciclo de concertos Improbellissimo com Raoul van der Weide. Integra também o coletivo Orbits, com quem organizou em abril de 2024 um festival de música criativa em Amesterdão.
Estudou no Conservatório de Música do Porto, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Politécnico do Porto) e no Conservatorium van Amsterdam. Em 2024 foi recipiente do prémio “Artista Revelação” da RTP/Festa do Jazz.
Hristo Goleminov (1997), radicado em Amesterdão, é saxofonista, compositor e multi-instrumentista. Estudou saxofone clássico na EPME (Espinho, Portugal) e mais tarde na ESMAE (Porto, Portugal), onde obteve a licenciatura e o mestrado. Mais tarde estudou jazz no Conservatorium van Amsterdam com Jasper Blom e Ben van Gelder, obtendo também os graus de licenciatura e mestrado.
Os seus interesses incluem a improvisação livre, a investigação da composição nos séculos XVII/XVIII, a escrita contrapontística densa, a improvisação/composição sobre poesia, entre outros. Em 2022/23, trabalhou com a BIMHUIS Productions (Amesterdão) como Nieuwe-Maker, pesquisando música barroca, improvisação e composição. Escreveu nova música para um octeto, que foi estreada no BIMHUIS em junho de 2022 e lançada em 2023 como o álbum 'Ground Wire' na BIMHUIS Records. Também partilha um duo com Vera Morais (voz), com quem lançou o álbum 'Consider the Plums', focado na exploração das linhas entre poesia e improvisação.