Nomad Nenúfar

Concerto

Nov 9, 2023

15:45 & 23:00

Exibição inserida numa sessão com duas atividades com pequeno intervalo (bilhete único de 3,50€, comprado no local):

Screening as part of a session with two activities with a small break (single ticket 3.50€, bought on site):

A Escuta (Doc), de Inês Oliveira  | 21:30
Nomad Nenúfar (Concerto / Concert) | 23:00

Reservas no formulário disponível na página BILHETES ou enviando email para reservas@spacefestival.pt.

Bookings on the form available on the TICKETS (BILHETES) page or sending an email to reservas@spacefestival.pt.

Nomad Nenúfar é um projeto inicialmente idealizado e composto pelo saxofonista Bernardo Tinoco e pelo pianista Tom Maciel, ao qual mais tarde se junta o baterista João Pereira. Como sonoridade eletroacústica, o trio explora nas suas composições originais a incorporação da improvisação livre ou motívica em estruturas complexas. Nesta música, a criação de padrões que modulam lentamente, característicos da música generativa e da utilização de sequenciadores, encontra-se com melodias angulares e atonais. Compassos mistos e enérgicos contrastam aqui com momentos musicais mais lentos e espaçados, com harmonias que encontram o espaço entre o lirismo e a dissonância.

Nomad Nenúfar is a project initially conceived and composed by saxophonist Bernardo Tinoco and pianist Tom Maciel, later joined by drummer João Pereira. With an electroacoustic sound, the trio explores the incorporation of free or motoric improvisation into complex structures in their original compositions. In this music, the creation of slowly modulating patterns, characteristic of generative music and the use of sequencers, meets angular and atonal melodies. Energetic mixed measures contrast here with slower, spaced-out musical moments, with harmonies that find the space between lyricism and dissonance.

Ficha artística / Artistic description

Piano, Eletrónica e Synths / Piano, Eletronics & Synths - Tom Maciel

Saxofone, Flauta e Duduk / Sax, Flute & Duduk - Bernardo Tinoco

Bateria / Drums - João Pereira

Bernardo Tinoco

Bernardo Tinoco nasceu em Lisboa no ano de 2000 e começou a estudar saxofone em 2010. Os seus professores, tanto na vertente clássica quanto no jazz, incluem Hélder Alves, João Capinha, Ricardo Toscano, João Pedro Silva, João Mortágua, Pedro Moreira e Desidério Lázaro. Participou de várias formações ministradas por músicos renomados, como Jacob Sacks, Ben van Gelder, Perico Sambeat, Peter Bernstein, Joe Chambers, George Cables, Gilad Hekselman, Mário Laginha, Rodrigo Constanzo, entre outros.

No meio acadêmico e profissional, Bernardo colabora regularmente com destacados músicos do jazz em Portugal. Como líder ou músico de apoio, já se apresentou em salas de concerto e festivais em Portugal e no exterior. A sua experiência inclui colaborações com orquestras de jazz nacionais e renomados cantautores portugueses, além de participações em diversos projetos discográficos.

Atualmente, lidera o grupo GARFO, vencedor do prêmio Grupo Revelação do Ano 2021 nos Prémios RTP / Festa do Jazz, composto por João Almeida, João Fragoso e João Sousa. O grupo lançou o seu primeiro álbum pela Clean Feed, com o apoio da Rádio Antena 2. Bernardo também colaborou com Tom Maciel no álbum "Nomad Nenúfar", lançado pela mesma editora. É licenciado em música com especialização em jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa e está atualmente cursando o mestrado em Ensino da Música na mesma instituição.

→ VER ARTISTA / SEE ARTIST

João Pereira

João Pereira nasceu em Lisboa em 1994. Aos 6 anos, iniciou os seus estudos em percussão clássica no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, continuando depois na Escola de Música do Conservatório Nacional. Em 2008, ingressou na Escola de Jazz Luiz Villas Boas do Hot Clube de Portugal, onde teve aulas com Bruno Pedroso, Gonçalo Marques e Nuno Costa. Mais tarde, concluiu a sua licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, incluindo um ano de estudos no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris, sob a orientação de professores como André Sousa Machado, Dré Pallamaerts, Afonso Pais, François Théberge, João Moreira, entre outros.

João foi reconhecido com o prêmio de Melhor Instrumentista na Festa do Jazz do S. Luiz, além de conquistar o 1.º lugar no Prémio Jovens Músicos na categoria de ensemble. Atualmente, destaca-se como músico ativo na cena musical portuguesa, apresentando-se em diversos locais ao redor do mundo e colaborando com artistas de renome, como Jacob Sacks, Mário Laginha, Jorge Rossy, Akiko Pavolka, Pedro Moreira, Enrique Oliver, Perico Sambeat, Sara Serpa, André Fernandes, André Matos, Bruno Santos, Jaume Llombart, Peter Bernstein, Demian Cabaud, Masa Kamaguchi, Nelson Cascais, Bernardo Moreira, Dee Jay Foster, Jose Carra, João Moreira, Gonçalo Marques e Félix Rossy.

Além disso, João é parte integrante das bandas Centauri, Ricardo Toscano Quarteto, Kinetic, Practically Married, MA e Trio de Jazz de Loulé. Em colaborações no âmbito teatral e de performance, trabalhou com Tonan Quito, Filipe Melo, Paula Diogo, Alex Cassal e Miguel Moreira. Também se desenvolve como professor na Escola de Jazz Luiz Villas Boas do Hot Clube de Portugal.

→ VER ARTISTA / SEE ARTIST

Tom Maciel

Tom Maciel (São Paulo, 1997) é multi-instrumentista, compositor, produtor e professor. Realizou os seus estudos superiores na Escola Superior de Música de Lisboa e no Hot Clube de Portugal. Desenvolveu um percurso variado, tendo atuado em áreas musicais ligadas ao Jazz, Improvisação, Rock e MPB.

Participou em diversos projetos, entre eles os Cíntia, com o qual tocou no festival Jazz no Parque, em Serralves, no festival Jazz ao Centro, em Coimbra, e em casas de espetáculo como SMUP, Galeria Zé dos Bois e Damas. Na música improvisada, já dividiu palco com nomes como Maria do Mar, Gabriel Ferrandini e Peter Evans, este último como parte do workshop Som Crescente, cujos assuntos abordados passaram pro improvisação e performance coletiva. Participou da 13ª edição do Creative Fest, realizada em 2019 no O'Culto da Ajuda.

Também colaborou enquanto músico no programa Jovens Compositores, uma parceria da Escola Superior de Música de Lisboa com os Estúdios Victor Cordon, coordenada pelo compositor Luís Tinoco. Enquanto compositor, desenvolve projetos como o trio Mancha, em parceria com o baixista Zé Almeida e o baterista Samuel Dias e com Nomad Nenúfar, junto do saxofonista Bernardo Tinoco e o baterista João Pereira.

→ VER ARTISTA / SEE ARTIST

MAIS ESPETÁCULOS

→ programação completa