Mondim de Basto

Mondim de Basto é uma localidade portuguesa no distrito de Vila Real, na região de Trás-os-Montes. O Parque Natural do Alvão é a sua atração natural mais importante e uma das principais áreas verdes protegidas do país. Dentro do parque, existem várias trilhas para caminhadas e percursos pedestres onde se pode explorar montanhas, vales, rios e cachoeiras. Talvez o percurso mais destacado seja o que conduz à cascata das Fisgas de Ermelo, onde as águas do rio Olo se “enfisgam” pelas rochas, formando uma das maiores quedas de água da Europa.

Em termos de arquitetura, os monumentos mais visitados são o Santuário de Nossa Senhora da Graça, localizado no topo do Monte Farinha, e o Castelo de Arnoia, construído na aldeia e freguesia de Arnoia. Ambos oferecem vistas panorâmicas privilegiadas, integrando-se na paisagem natural da região.

O centro de Mondim de Basto merece também uma visita, não só ao Favo das Artes onde decorrerá a performance Expurgar: Derivas Sónicas e Espaciais, mas também aos restaurantes da vila, onde se podem degustar pratos típicos como a Feijoada à Transmontana, o Presunto de Trás-os-Montes e o Folar.

Ver site oficial do Município
See Official Website

Espaços