SOBRE

O Space Festival pretende explorar novas formas de produzir e divulgar a música experimental e improvisada em Portugal, ao promover o acesso a projetos artísticos consolidados e emergentes fora dos grandes centros urbanos. É um festival que privilegia a passagem por territórios de baixa densidade, para que localidades de pequena e média dimensão sejam também palco para a cultura contemporânea.

Próxima edição

3 a 5 de novembro - Paredes de Coura

6 de novembro - Ponte de Lima

11 a 13 de novembro - Montemor-o-Velho

18 a 20 de novembro - Monção

25 e 26 de novembro - Caminha

PROMOTORES

Associação Cultural Rock‘n’Cave

O Space Festival é organizado pela Rock‘n’Cave, uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 1997, que tem por objetivo promover, divulgar e dinamizar a cultura em todas as suas vertentes. Ao longo de mais de duas décadas tem vindo a desenvolver a criação, produção e apresentação de espetáculos, eventos e festivais, colaborando regularmente na curadoria e gestão de projetos culturais. 

Space Ensemble

O Space Ensemble é uma formação musical mutante composta por diversos músicos, com origem nas primeiras edições do Space Festival. Tem vindo a desenvolver o seu trabalho de criação e serviço educativo em torna das possibilidades da música improvisada. É responsável pela programação do Space Festival, em colaboração com a Associação Cultural Rock’n’Cave.

HISTÓRIA

O Space Festival surgiu em 1999, em Coimbra. No decorrer de várias edições itinerantes até 2005, em diversos locais como Porto, Lisboa, Braga e Aveiro, programou inúmeros artistas portugueses de referência, abordando os novos rumos da música possibilitados pela experimentação e pelas novas tecnologias digitais. 

Com o propósito de contribuir para a divulgação desta área da música inovadora, contemporânea e cheia de possibilidades por explorar, a edição de 2021 marcou o regresso do festival passados 16 anos da última edição, com especial foco em territórios de baixa densidade, com o objetivo de estimular a coesão territorial na fruição de espetáculos artísticos diversos e a circulação de artistas em todo o território nacional.

EquipA

Uma iniciativa

Associação Cultural Rock’n’Cave / Space Ensemble 

Direção de programação

Nuno Alves

Produção

Margarida Meira

Direção técnica

Manuel Reis

Comunicação

Sofia Pancada

Design gráfico

Duarte Tormenta

Webdesign

Duarte Tormenta / Catarina Sousa 

Registo vídeo e fotográfico

Paula Jiménez e Filipe Barreiro