Multimedia Percussion

Vítor Castro

Concerto

Nov 7, 2024

22:30

Entrada livre, reservas aqui

Free entry, reservations here

PHOTO REPORT

Neste concerto multidisciplinar, Vítor Castro, um dos mais ecléticos percussionistas da sua geração, leva o público a uma viagem sensorial em que a percussão transcende seus limites tradicionais através do dialogo com elementos visuais, gestuais e multimedia. Uma narrativa que explora o caos e a harmonia, o silêncio e a explosão. Uma experiência imersiva em que o músico, guia o público por novos territórios sonoros nas fronteiras da música, teatro e arte visual.

Este espetáculo contém efeitos de luz intensa, incluindo luzes estroboscópicas e piscantes, que podem causar desconforto a espectadores mais sensíveis.

In this multidisciplinary concert, Vítor Castro, one of the most eclectic percussionists of his generation, takes the audience on a sensory journey where percussion transcends its traditional boundaries through a dialogue with visual, gestural, and multimedia elements. A narrative that explores chaos and harmony, silence and explosion. An immersive experience in which the musician guides the audience through new sonic territories at the intersection of music, theatre, and visual art.

This show contains intense light effects, including strobe and flashing lights, which may cause discomfort to sensitive spectators.

Ficha artística / Credits:

Artista / Artist - Vítor Castro

Vítor Castro

Vítor Castro é um dos mais talentosos percussionistas da sua geração a surgir no patamar internacional. Começou os seus estudos musicais no Conservatório de Guimarães, fazendo a sua licenciatura na ESMAE (Porto). Viaja mais tarde para a Holanda onde concluiu, com nota máxima, o seu Mestrado em Performance de Percussão com Especialização em New Music no Conservatorium van Amsterdam, na classe dos professores Rachel Zhang, Arnold Marinissen, Bence Major, Nick Woud, Peter Prommel. Para os seus estudos no estrangeiro foi lhe atribuída a bolsa artística da Fundação Calouste Gulbenkian.

Vítor Castro tem vindo a ser laureado em concursos nacionais e internacionais como o Concurso de Interpretação do Estoril (2º prémio); Marimba Festiva International Competition (2º prémio e Special Prize); Concurso Ibérico de Percussão “Tum-pa-tum- pa” (2º prémio); ”Concurso Paços Premium” (1º prémio); “Concurso Nacional de Música de Câmara de Vila Verde” (1º prémio). Foi também selecionado, para estágios/festivais de orquestra e também ensembles de música contemporânea, entre os quais a “Lucerne Festival”, “Grafenegg Academy”, “Jovem Orquestra Portuguesa”, “Estágio Gulbenkian para Orquestra”, “Freiburg Ensemble Akademie“ e “World Percussion Group”.Colabora regularmente com grupos como, Lucerne Festival Contemporary Orchestra, Drumming GP”, Orquestra XXI e Orquestra Gulbenkian.

Atualmente, ocupa o lugar de timpaneiro na Orquestra de Guimarães e é Director Artístico/Percussionista do ensemble GUICollective.

→ VER ARTISTA / SEE ARTIST

MAIS ESPETÁCULOS