Bernardo Tinoco

Bernardo Tinoco nasceu em Lisboa no ano de 2000 e começou a estudar saxofone em 2010. Os seus professores, tanto na vertente clássica quanto no jazz, incluem Hélder Alves, João Capinha, Ricardo Toscano, João Pedro Silva, João Mortágua, Pedro Moreira e Desidério Lázaro. Participou de várias formações ministradas por músicos renomados, como Jacob Sacks, Ben van Gelder, Perico Sambeat, Peter Bernstein, Joe Chambers, George Cables, Gilad Hekselman, Mário Laginha, Rodrigo Constanzo, entre outros.

No meio acadêmico e profissional, Bernardo colabora regularmente com destacados músicos do jazz em Portugal. Como líder ou músico de apoio, já se apresentou em salas de concerto e festivais em Portugal e no exterior. A sua experiência inclui colaborações com orquestras de jazz nacionais e renomados cantautores portugueses, além de participações em diversos projetos discográficos.

Atualmente, lidera o grupo GARFO, vencedor do prêmio Grupo Revelação do Ano 2021 nos Prémios RTP / Festa do Jazz, composto por João Almeida, João Fragoso e João Sousa. O grupo lançou o seu primeiro álbum pela Clean Feed, com o apoio da Rádio Antena 2. Bernardo também colaborou com Tom Maciel no álbum "Nomad Nenúfar", lançado pela mesma editora. É licenciado em música com especialização em jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa e está atualmente cursando o mestrado em Ensino da Música na mesma instituição.

Programação

// Code block in before body close in page settings