Cine Música

Space Ensemble

Filme-concerto

Nov 12, 2023

15:00

Entrada gratuita, com possibilidade de donativo livre.

Free entry, with the possibility of a free donation.

Teatro Valadares

Photo report

No items found.

O Space Ensemble é uma formação musical mutante, com origem nas primeiras edições do Space Festival. O seu trabalho de criação desenvolve-se em torno da música improvisada e dos cruzamentos disciplinares, com especial foco no formato de filme-concerto. Em Cine Música, uma seleção de filmes é musicada ao vivo, fazendo o público refletir sobre o processo de dar um novo significado a uma imagem através de diferentes sons. Este espetáculo pode incluir a participação de escolas ou grupos de música locais.

Space Ensemble is a mutant musical formation, with its origins in the first editions of the Space Festival. Its creative work revolves around improvised music and disciplinary crossovers, with a special focus on the film-concert format. In Cine Música, a selection of films is set to live music, making the audience reflect on the process of giving a new meaning to an image through different sounds. This show may include the participation of local schools or music groups.

Nuno Alves

Nuno Alves é programador cultural desde 1993, fundador do Festival de Paredes de Coura e do Space Festival, além de curador de concertos em locais como Casa da Música e Aula Magna. Músico e diretor artístico do Space Ensemble, possui um extenso trabalho na criação de filmes-concerto com cinematografia de diretores renomados como Norman McLaren, Heikki Preppula, Lotte Reiniger, Dziga Vertov, entre outros, apresentando-se regularmente nas melhores salas de Portugal.

É o fundador e diretor da Escola do Rock Paredes de Coura, criada em 2014 e premiada como Município do Ano pela Universidade do Minho. Essa escola participa ativamente em alguns dos principais eventos de Portugal, como Vodafone Paredes de Coura, Serralves em Festa, Verão na Casa (Casa da Música), Gnration Open Day, entre outros. Atua como diretor artístico e executivo em diversos projetos comunitários, como "Uma Visita Real" em Paredes de Coura (2015), "Trilogia dos Vales" em Monção (2017 e 2022), "Retratos da Nossa Gente" em Paredes de Coura (2010) e em Guimarães – Capital Europeia da Cultura (2012), e "Floresta Animada" com escolas do 2º ciclo em cinco municípios do Alto Minho (2010).

Além disso, é o fundador e Diretor de Programação do Canal180, um canal de televisão por cabo dedicado à Cultura, Artes e Criatividade disponível na NOS, Vodafone e MEO desde setembro de 2010. Formado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Coimbra, acumula vinte anos de experiência na coordenação de equipes de desenvolvimento e no planejamento de projetos de software nas áreas de telecomunicações e transformação digital.

Ver Artista / See Artist

Samuel Martins Coelho

Samuel Martins Coelho (1980) tem feito um percurso de descoberta e constante reinvenção da sua linguagem musical. Com raízes na música clássica, tem vindo a desenvolver uma linguagem muito própria, utilizando diversas fontes sonoras. O seu trabalho atravessa vários géneros e universos musicais, desde a música clássica, conceptual e experimental à improvisação.

A sua atividade artística desenvolve-se em vários projetos, tais como: Samuel Martins Coelho, EL RUPE, Estranhofone, Mods Collective, Space Ensemble, Escola do Rock, Pata Física, colaborando também nos projetos Ondamarela, NACO, Miguel Ramos, Gnomon, Hot Air Baloon e Atic. Em 2017 foi artista residente do AiR Programme, em Malta (Gozo), no âmbito do programa da Fondazzjoni Kreattivitá e Valletta 2018 (Capital Europeia da Cultura).

Nos últimos anos, tem colaborado como diretor musical, compositor e instrumentista com companhias de teatro como Teatro Experimental do Porto, Máquina Agradável, Comédias do Minho e Teatro Oficina. Desenvolve atividades com as comunidades e lidera intervenções musicais criativas, dirigidas a crianças e ao público em geral.

Ver Artista / See Artist

Pedro Gonçalves de Oliveira

Pedro Gonçalves de Oliveira inicia o seu percurso musical em 1998 como autodidata e em 1999 dá o primeiro concerto. Posteriormente, estuda bateria e percussão com o professor José Pérez e frequenta a escola de jazz do Porto.

Licenciado em Música, variante de Música Eletrónica e Produção Musical na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Tem colaborado e gravado com projetos multifacetados e de várias vertentes artísticas como ElRupe, Indigo Quintet, Dada Garbeck, Unsafe Space Garden, Mister Roland, Hot Air Balloon, Maria Quê, Mods colective, Sandy Kilpatrick, Gnomon, Xícara, entre outros.

Em teatro musicou produções com as Comédias do Minho, Grua Crua, Teatro da Didascália, Companhia de Teatro de Braga e Jangada Teatro. É requisitado para participar em projetos artísticos que envolvem comunidades com Onda Amarela, Outra Voz, Discos de Platão e Caisa.

É baterista e percussionista de sessão ao vivo e em estúdio. Leciona bateria e expressão rítmica nos distritos do Porto e Braga e tem estado ligado a conceitos musicais que utilizam sonoridades tradicionais portuguesas e no ensino da percussão tradicional, dando formação, workshops, oficinas criativas e na criação de música e performances para percussão.

Ver Artista / See Artist

Eleonor Picas

Eleonor Picas estudou no Conservatório de Música do Porto. Frequentou o curso superior de harpa no Real Conservatório de Música de Madrid, na classe da professora Maria Rosa Calvo-Manzano e terminou a licenciatura em harpa na Universidade do Minho. Frequentou também cursos de aperfeiçoamento, designadamente com Josef Molner, Lisetta Rossi, Erika Wadenburg, Jeuan Jones e Stephanie Manzo.

Colabora regularmente com a Orquestra das Beiras, com quem já se apresentou a solo, tendo trabalhado com muitas outras como a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Nacional do Porto. É fundadora do Trio Eire, contando para isso com peças dedicadas por compositores como Fernando Lapa, Vasco Negreiros. É também membro do Ensemble Harawi. No ano de 2010, participou na estreia duma obra do Sérgio Azevedo e com a sonata trio de Debussy. É membro dos Space Ensemble, com quem tem atuado por todo o país. Gravou o disco “João” com a cantora de jazz Maria João, com quem realizou concertos por todo o país e Espanha. Gravou também com os Vai-de-Roda, Frei Fado D’El Rei, Zoe, Luísa Sobral, e vários CD’s com o Bando dos Gambozinos, onde trabalha.

É professora de harpa no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Ver Artista / See Artist

Sérgio Bastos

Sérgio Bastos nasceu no Canadá, em 1980. Começou a estudar piano aos 10 anos de idade, tendo estudado no Conservatório Regional de Tomar, Conservatório Nacional de Lisboa, Hot Club de Portugal e Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE), onde se licenciou em Piano-Jazz. Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino de Música - Jazz na ESMAE.

No seu percurso profissional tem vindo a colaborar com projetos de diversas áreas musicais, tais como Space Ensemble, Serviço Educativo da Casa da Música, Serralves - Improvisações / Colaborações com Fred Frith e Mark Dresser e com Sven-Ake Johansson, Porta Jazz, Teatro A Barraca, Stopestra, Cavalheiro, Tulsa, S. Pedro, Glockenwise, Miguel Ramos e Evols.

É professor de piano e pianista acompanhador na Academia de Música de Castelo de Paiva e na Escola do Rock de Paredes de Coura.

Ver Artista / See Artist

MAIS ESPETÁCULOS