Luís Bittencourt

Luís Bittencourt é músico, compositor, investigador e produtor. É considerado “um mestre da experimentação sonora” (Revista Visão), cujas performances são “uma torrente de originalidade” (Casa da Música), apresentando trabalhos de compositores internacionais e as suas próprias composições. 

Bittencourt tem tocado e colaborado com Lee Ranaldo e Leah Singer (Sonic Youth), Jeffrey Ziegler (ex-Kronos Quartet), Phill Niblock, Found Sound Nation, Gabriel Prokofiev, David Cossin (Bang on a Can), Jon Rose, entre outros. O seu domínio de uma ampla variedade de estilos, desde a música erudita contemporânea até a música folclórica sul-americana e a música experimental improvisada, o destacou como um artista versátil e inovador.

Paralelamente às suas atividades como performer a solo, Bittencourt é artista-investigador do projeto “Xperimus: Experimentation in Music in Portuguese Culture: History, Contexts and Practices in the 20th and 21st centuries”, bem como investigador no INET-md. As suas investigações pioneiras ampliaram a compreensão da percussão contemporânea e da potencial instrumental de diferentes objetos e matérias sonoras.

Programação

// Code block in before body close in page settings