David Magalhães Alves

David Magalhães Alves (1992) é um artista visual e músico residente em Lisboa. Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa em 2016, tem trabalhado de forma independente em projetos multidisciplinares e exibido obras em várias exposições coletivas. 

Como músico, completou o 5.º ano do Nível Médio em Violino no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa em 2008. De 2003 a 2010, participou em vários estágios, workshops e festivais a nível nacional e internacional. Em 2013, fez parte da Classe do 8.º ano do Curso Complementar de Violino da Escola de Música do Colégio Moderno. Em 2014, foi membro fundador e Concertino da Orquestra da Universidade de Lisboa. Além disso, desempenhou um papel crucial como membro fundador da orquestra "Concerto Moderno", contribuindo para as temporadas de concertos entre 2011 e 2017 em várias salas de concerto e festivais, tais como Teatro S. Luiz, Teatro Nacional S. Carlos, Festival Terras Sem Sombra, Real Sitio de San Idelfonso e Palácio Nacional da Ajuda.

Ao longo da sua carreira, colaborou com diversos projetos, atuando ao lado de músicos internacionalmente reconhecidos, tais como Gwendolyn Masin, Aníbal Lima, Carlos Zíngaro, Pavel Gomziakov, Natalia Tchitch, Iddo Bar-Shai, Carla Caramujo, Daniel Garlitsky, Phill Niblock, Tiago Bettencourt, entre outros.

Entre 2017 e 2020, foi colaborador regular nos serviços Educativo e de Comunicação do Museu Oriente. Atualmente, mantém uma atividade ativa como artista visual independente, contribuindo para o projeto Everysound desde 2019. Ele é membro fundador do coletivo multimídia Gnu Vai Nu e faz parte do quarteto de cordas ZARM Ensemble, com apresentações no festival MIA de Atouguia da Baleia (2019), Faroeste EMCII, Caldas da Rainha (2021), Culturgest (2022) e Ciclo de Polinização de Paredes de Coura (2022). Além disso, participa no projeto "Renova", liderado pelo músico Carlos Zíngaro e pela coreógrafa Paula Pinto, vencedor das Renova Art Commissions (RAC) 2021, com curadoria de Martim Sousa Tavares.

Programação

// Code block in before body close in page settings